terça-feira, 4 de agosto de 2015

O que é streaming




A tecnologia streaming é uma forma de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de redes.

Por meio do serviço, é possível assistir a filmes ou escutar música sem a necessidade de fazer download, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos online.

O streaming se desenvolveu no Brasil nos últimos anos principalmente pela melhora em um dos seus principais pré-requisitos: a melhora na velocidade das conexões com a Internet.

Com isso, os dados são armazenados temporariamente na máquina e vão sendo exibidos ao usuário em velocidade quase instantânea.

A tecnologia, entretanto, não é recente.

O mecanismo já existia desde a década de 90, mas não se popularizava por conta da baixa velocidade das conexões com a web, que não permitia o carregamento instantâneo.

Tentar assistir a um vídeo ou ouvir uma música por streaming continuou sendo um verdadeiro exercício de paciência até os anos 2000, já que os dados ficavam mais tempo carregamento e sendo armazenados do que sendo exibidos.

Os vídeos travavam muito e frequentemente eram exibidos com baixa qualidade.

Com a chegada da banda larga, a tecnologia ganhou mais espaço.

A popularização do streaming traz um número incalculável de possibilidades.

A tecnologia permite tanto que se acompanhe um evento ao vivo – como a cerimônia de entrega do Oscar, uma twitcam ou um show que seja transmitido diretamente pela internet – quanto que se faça uso dos serviços on-demand.

Um exemplo do uso do streaming com funções on-demand é o Datatix.

Da mesma forma, muitas redes de televisão já disponibilizam sua programação online por streaming.

Os serviços de streaming on-demand possibilitam que o usuário esteja no controle do que vai assistir, quando e onde. Ele acessa os dados ao mesmo tempo em que os recebe, sem a necessidade de esperar um download ou de ocupar espaço em seu HD com o armazenamento de conteúdo.

Também é possível controlar a exibição, pausando, avançando ou retrocedendo o vídeo ou a música.


A previsão é que a implantação da rede 4G no Brasil otimize ainda mais o streaming, já que a conexão com velocidade até 10 vezes superior ao 3G permitirá uma melhor qualidade para transmissão e recepção de dados fora das redes Wi-Fi.

A tendência é que fique cada vez mais comum assistir a vídeos e ouvir músicas instantaneamente em qualquer lugar.

Confira algumas vídeo aulas em streaming no site http://www.tecnomidia.com.br/-dept-96.


0 comentários:

Postar um comentário