terça-feira, 11 de agosto de 2015

Blu-ray Ultra HD ainda este ano!



A Blu-ray Disc Association (BDA) já havia anunciado a conclusão do desenvolvimento do novo formato de Blu-ray com suporte ao 4K. E, semana passada, a organização revelou que os discos chegarão ao mercado ainda durante 2015. O licenciamento começa já no próximo dia 24 de agosto.


Os discos prometem levar imagens em resolução 4K, com HDR, gerando um vídeo com melhor qualidade de imagem e também um contraste melhor. Além disso, contará com as taxas de reprodução de até 60 quadros por segundo. A taxa de transmissão será o dobro do padrão atual, de 54 Mbps, com 128 Mbps.


O formato utilizará cores em 10 bits e codec H.265, tendo suporte para novos padrões de áudio, como DTX: X e Dolby Atmos. Os discos estarão disponíveis em capacidades de 50GB, 66GB e 100GB, tendo em vista que os conteúdos terão tamanhos muito superiores aos atuais.

O 4K ainda não é tão popular, com somente 11,7 milhões de TVs Ultra HD em 2014, mas a previsão é de que o número de televisores com suporte para essa qualidade seja de 25,6 milhões em 2019. E o Blu-ray Ultra HD é um passo fundamental para o aumento da adoção desse padrão.

“O Ultra HD vai aumentar muito nos próximos anos, e com TVs mais em conta. A habilidade de consumir conteúdo em 4K é que é a grande questão. O Blu-ray Ultra HD ajuda o usuário a ter acesso a isso de forma imediata, sem depender de operadoras e variáveis”, afirmou Paul Erickson, analista do IHS Technology.

A ideia da BDA é levar esses discos para o público até o final do ano, tendo em vista que já começará a licenciar produtos com a tecnologia a partir de 24 de agosto. E, para reproduzi-los, uma nova safra de leitores de discos Blu-ray está sendo preparada. Espera-se que, até o fim do ano, eles já estejam no mercado.

Há algumas exigências para os aparelhos, que segundo a própria BDA devem ser de duas a três vezes mais caros do que os atuais (mas os discos não passarão pelo reajuste no preço). É preciso que os leitores rodem os Blu-rays tradicionais e tenham HDMI 2.0 para reproduzir os novos discos.

Ainda não há gadgets assim no mercado. Alguns leitores, como o Blu-ray Disc 3D com aprimoramento para 4K e Wi-Fi BDP-S6200, da Sony, fazem o upscaling, que torna imagens HD melhores, chegando a um nível próximo do UHD. A tendência é de que as empresas que já atuam nessa área também invistam na novidade.

0 comentários:

Postar um comentário