quinta-feira, 21 de maio de 2015

Dicas para aumentar o sinal do seu Wi-Fi



Nos dias de hoje quase ninguém utiliza cabos para conectar o computador a internet, ainda mais com a comodidade que os notebook, smartphones, tablets, smart TV e outros diversos dispositivos de que utilizamos.

Por isso o Wi-Fi  é algo indispensável e com isso vem alguns problemas como a baixa qualidade de conexão e isso pode ocorrer por diversos motivos, hoje iremos dar algumas dicas para melhorar sua conexão.


Atualize-se
"Suas definições de conexão foram atualizadas"

Como todos produtos eletrônicos o wi-fi está sempre tendo novas melhorias, por este motivo atualize seu equipamento sempre que possível,  quanto mais atualizado melhor será a qualidade de sua conexão.

Pode parecer algo simples mas fique atendo pois hoje em dia existem  quatro padrões IEEE 802.11 para redes sem fio que são: A, B, G e N.


O padrão B transfere a uma velocidade máxima de 11Mbps, já o A e G chegam a 54 Mbps, agora  o padrão N já muda para até 600Mbps de velocidade, ou seja se você tem uma conexão de banda larga com 100Mbps e utiliza um roteador padrão B você está utilizando no máximo 11Mbps ou seja terá uma Ferrarinha com o Rubenberto pilotando.

Localização

"Location, location, location - Archmed"

Neste ponto que temos um probleminha com a decoração da casa, pois muitas vezes o roteador não combina com algum móvel e é neste momento em que o modem é escondido dentro de algum lugar, atrás do sofá e por assim vai, e é neste momento que você acaba por bloquear parte do sinal.

Para ter uma qualidade de sinal melhor é muito importante que ele fica em um local alto e livre de obstáculos.


Uma dica para o sinal funcionar na maior parte ou em toda a casa é posiciona-lo na região central da casa em cima de uma prateleira ou até mesmo no lustre na parede.
E sempre deixe a antena do roteador apontando para cima, se direciona-la para o local onde deseja ter mais sinal vai apenas piorar a situação.


Utilize um canal que esteja liberado

"Põe no canal 3 - Instalando video-games na década de 90"

Não, não estamos falando dos canais da sua TV, estamos falando de seu roteador e como alguns sabem eles transmitem ondas de rádio beijos fm e para para que o sinal trafegue sem problemas ele precisará de um canal de comunicação que não tenha interferência com outros aparelhos.

Mas quase todos nossos equipamentos atuais funcionam com frequências acabamos por ter diversos conflitos, ainda mais quando utilizado o mesmo canal, para resolver isto devemos alterar o canal do roteador, mas como descobrir qual o melhor canal para ser utilizado?
Simples, se você utiliza Android  existe o Wi-Fi Analyser que verifica os canais que estão sendo menos utilizados, com está informação você utiliza o de sua preferência.




Acabe com as interferências

Diversos aparelhos podem causar interferência em seu sinal, desde outros roteadores e outros muitos tipos de eletrônicos como por exemplo, telefones sem fio, microondas, celulares, tv smart entre outros, então evite deixa-los muito próximos a seu roteador.

Cuidados com os programas que utiliza

Torrents, streamings vídeos, jogos, downloads, fazem sua conexão ficar mais devagar então e se você tem aquele irmão chato que ouvindo músicas online, conversando via vídeo, jogando e baixando um filmes tudo ao mesmo tempo sabemos onde está o problema, mas até este podemos resolver dentro do próprio roteador utilizado o QoS (Quality of Service ou simplesmente Qualidade de Serviço).
Dentro do QoS você pode priorizar quais protocolos de dados são mais importantes, deixando por exemplo os Torrents em ultima opção fazendo com que uma chamada de vídeo por exemplo tenha preferência no uso de dados ou se preferir pode bloquear totalmente algum programa.

Utilize um repetidor de sinal


Basicamente o nome já diz tudo, um repetido de sinal repete o sinal do Wi-Fi.

Para configurar um é bem simples e a instalação mais fácil e lógica ainda.

Basta configurar sua rede nele e liga-lo ele na tomada em um local intermediário ao local onde seu sinal alcança.

Por exemplo: Seu  roteador fica na sala, o sinal chega até a cozinha porém não ao quintal dos fundos, com isso você instala o repetidor na cozinha, ele irá duplicar seu sinal fazendo o mesmo alcançar o quintal dos fundos.

Um bom repetidor de sinal é o RE0521 da Multilaser com velocidade de 300Mbps.


Reinicie seu roteador

Se seu roteador costuma ficar ligado o tempo todo ele pode aquecer de mais com isso podem ocorrer travamento, então faça algo bem simples reinicie ele, se possível deixe ele um tempo desligado para esfriar e ligue-o novamente.

Fonte: LifeHacker

0 comentários:

Postar um comentário